Agrupamento que promove atendimento especializado e atua em três frentes: prevenção, repressão e pós-crime. O foco principal é o fortalecimento da vítima, através de um atendimento completo e contínuo. Toda ocorrência atendida pela Guarda Municipal de Itajaí, relacionada à violência contra mulher, adolescente, criança ou idoso, é repassada a GPCAMI. A vítima passa por um re-atendimento e é incluída na rede de apoio do Município. Com isso, o caso passa a ser acompanhado pela Guarda Municipal até que a situação seja solucionada.
A GPCAMI possui dois programas destinados à vítima de violência doméstica. O primeiro deles é a Ronda Maria da Penha, no qual todas as vítimas de violência doméstica atendidas pela Guarda Municipal ou que solicitaram medida protetiva em Itajaí têm sua residência, trabalho e locais de convívio monitorados pela GPCAMI. Dessa forma, cria-se um vínculo e uma rede de apoio à vítima, além de evitar que o agressor se reaproxime.
O segundo é o Programa Enfrente, no qual as vítimas atendidas pela GPCAMI são encaminhadas ao setor de psicologia da Univali e recebem atendimento psicológico gratuito, imediato e contínuo para diminuir os danos psicológicos do relacionamento violento e auxiliar na quebra do vínculo com o agressor. A GPCAMI também atua preventivamente, de modo a evitar a violência relacional, seja ela em qualquer esfera familiar.
Mais informações:
Instagram: @gpcami.gmi
E-mail: gpcami@itajai.sc.gov.br
Contato de Whatsapp: (47) 98902-2048